O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






domingo, 14 de agosto de 2011

Ventisquero Queulat Gran reserva Cabernet sauvignon 2005

Fiz uma compra de vinhos na Vinhocracia e eis que recebo uma grata surpresa, um Queulat Cabernet sauvignon 2005. Todos nós sabemos que é um vinho bem agradável, representa dignamente o Maipo e tem preço honesto, mas bebê-lo em sua plenitude foi uma experiência neurosensorial cativante. Aí que realmente lamentamos a nossa falta de paciência com alguns vinhos, bebendo-os em sua rústica juventude, privando-nos de sua deliciosa maturidade. Posso garantir para vocês que este vinho ganhou e muito com seus 6 anos de envelhecimento. Seus taninos estão perfeitamente domesticados, seu corpo está perfeitamente integrado à madeira, sua acidez está ainda presente e sua tipicidade se mantém. Uma linda coloração granada com reflexos rubi convoca o nariz à taça. Aromas de um puro-sangue cabernet do Maipo: cassis, frutas vermelhas, especiarias, cedro e herbáceo, tudo em ordem, muito bem balanceado. Na boca, muito equilíbrio! Final médio com retrogosto elegante. Enfrentou um churrasco de picanha e se deu muito bem! Ah, se todo vinho fosse assim... Preço de mercado: em torno de R$ 50,00. Nota: 91 pontos.

2 comentários:

  1. Muito bem colocado, o post!

    Infelizmente este problema ocorre muito com estes vinhos de faixa intermediária (50-80 reais, por exemplo). Muitos requerem algum tempo de adega (mas não muito), e são comercializados (e consumidos) mui jovens.

    Gosto muito da linha Queulat, em geral (especialmente o Syrah). Outro dia provei um CS, e não foi lá uma experiência muito boa, justamente porque ainda estava duro, tânico demais. (E era de uma safra mais recente)

    Tentarei achar outro exemplar com um pouco mais de estrada, e provar!

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, vinho muito agradável, tenho comprado freqüentemente produtos da linha ventisquero. Recentemente comprei um Queulat Cabernet Sauvignon safra 2008 por um preço bem atrativo abaixo de 50 reais na www.lavitavinhos.com.br . O vinho realmente é maravilhoso, recomendo!

    Abraços

    ResponderExcluir