O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Quinta da Pedra Alta Tinto Douro DOC 2007

O Douro é considerado por muitos, a principal região vinícola portuguesa, quando se trata de vinhos de qualidade. Concordo com esta colocação se considerarmos os grandes ícones do Douro, mas quando o assunto é vinhos médios, acho que podemos encontrar melhor custo-benefício em outras regiões como Alentejo, Lisboa, Dão e Tejo. Este vinho é um exemplo do que estou dizendo. Corte de 30% Touriga Nacional, 20% Touriga Franca, 30% Tinta Roriz e 20% Tinta Barroca, com 13% de graduação alcoólica e envelhecimento de 6 meses em carvalho. Coloração rubi-violácea, aromas predominantes de ameixas maduras, toque floral bem interessante parecido com lavanda e violetas, madeira bem integrada, final médio e razoável persistência em boca. O álcool incomoda em alguns momentos. Paguei, em condições especiais, R$37,00 neste vinho, mas seu preço real é de R$54,00. Pelo valor menor, é honesto, mas por mais de 50 paus, vira uma furada. Reafirmo o quê disse, encontramos vinhos portugueses melhores de outras regiões pelo mesmo preço. O Douro é a terra do vinho do Porto e de grandes vinhos tintos secos, mas quando se fala em custo-benefício, perde para outras regiões portuguesas. Nota: 87 pontos.

Um comentário:

  1. Embora eu prefira os vinhos do Dão, no caso desse QPA eu acho que vale o preço; gostei muito dele. O problema do álcool se resolve com um tempo de aeração.
    Mas concordo que, em geral, o Douro seja melhor no caso de vinhos mais "top".
    Abraços

    Marcelo Carneiro

    ResponderExcluir