O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






sábado, 10 de dezembro de 2011

Querem algo diferente? Aqui está: Pisano Espulmante Brut tinto Tannat 2006

Isto é, no mínimo, inusitado ! Estive no Uruguai em janeiro de 2011 e em uma loja de vinho, fui apresentado à esta verdadeira aberração enológica, um espulmante de vinho tinto! Sem nem querer saber da qualidade, fui impulsionado pela curiosidade e comprei uma garrafa, a qual permaneceu descansando em minha adega por quase 1 ano. Resolvi abrir esta semana e encarar esta "mosca branca". Meus amigos, que mosca branca! Este espulmante é diferente de tudo o que eu já bebi até hoje, desde coca-cola até puro-malte. O exame visual revela um vinho tinto de coloração violácea, bem parecida com suco de uva concentrado, boa formação de espulma, porém pouco persistente e o perlage, bem, o perlage... ver o quê, se o vinho é tinto? Esqueçam o perlage, porquê este é impossível de se identificar. Aromas bem discretos, mas às cegas fazem confundir com espulmante branco normal, com um toque de cerejas e amoras frescas no final. Na boca, tem bom volume, acidez cativante, taninos de vinho tinto e um amargor desnecessário. Vinho dificílimo de harmonizar com qualquer comida, algo enjoativo e estranho. Resumindo, vale a degustação deste vinho pela curiosidade da experiência enológica, mas por qualidade, prefiro não indicar. Não vou dar nota à este vinho em respeito à ousadia da vinícola Pisano em produzir algo diferente do convencional e isto deve ser valorizado, porém é apenas para aventurar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário