O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Larentis Ancellotta Reserva especial 2008

Vou dizer agora o quê muitos já sabem, o vinho brasileiro melhorou muito! Os nossos espulmantes são imbatíveis no quesito qualidade-preço, o Lote 43 já é um vinho consagrado (pena que é muito caro), o Valmarino Cabernet franc X 2005 é uma explosão de aromas, o Vallontano Tannat reserva não perde para nenhum Tannat uruguaio da mesma faixa de preço, o Iniminabille é um bordalês brasuca, o Chardonnay da Vila Francioni parece um Chablis, o Salton Volpi Merlot talvez seja um dos melhores Merlot do mundo abaixo de R$ 25,00 e por aí vaí. É claro que há as descepções: os Salton Talento e Desejo não fazem juz às premiações recebidas, o Miolo Terroir Merlot é caro para o quê oferece e o bem falado RAR colezzione Pinot noir está longe de ser Pinot noir. Mas vamos falar desta "mosca branca" aqui: o Larentis Ancellotta 2008. Proveniente do Vale dos Vinhedos, safra magistral de 2008, tem um rótulo muito fino e bonito. Coloração rubi-violácea, bem jovem, com pouco halo aquoso e nenhum traço de evolução. Aromas de amoras maduras, toque herbal e um intrigante meio desconhecido que eu prefiro arriscar em figos frescos, isso mesmo, figos frescos! Vinho muito fresco nos aromas, enche muito bem a boca, onde é seco e tânico e tem uma acidez que não é recomendada para cardíacos, mas que eu adoro! Longo e persistente, este vinho surpreende por ser diferente. É realmente um bom vinho, mas poderá não agradar à todos, devido sua forte tanicidade e acidez. Os aficcionados pela madeira e hipermaduridade de caramelo não devem beber este vinho, mas quem gosta de vinho deve experimentá-lo. Há, já ía me esquecendo, o vinho também não nega a origem, trazendo aquele toque de café e torrefação do terroir gaúcho. Devido à sua boa concentração, pode ser difícil bebê-lo sozinho, mas experimente harmonizando com uma pizza de muzzarela, napolitana ou margerita. Repito, tem alta acidez! É vinho de longa guarda e resistirá tranquilo mais 4 ou 5 anos. Provem e façam os comentários em meu blog. Nota: 90 pontos. Preço: em torno dos R$ 45,00.

4 comentários:

  1. Olá Emilio, a alguns anos atrás eu ganhei um Larentis Ancellotta Reserva especial 2004. Gostaria de saber se posso manter a guarda dele ou tenho que consumi-lo o mais rápido possível.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Sergio, a safra 2004 foi uma das melhores da década, o que dá um certo conforto para a qualidade do vinho. Não provei o Ancellotta desta safra de 2004, mas se tiver a mesma categoria do 2008, deve estar numa ótimo momento para degustá-lo, podendo até sobreviver por mais uns 2 anos. Se eu tivesse uma garrafa de 2004, abriria já! Bons goles!

    ResponderExcluir
  3. Oi Emilio, que tal??

    Ganhei esse vinho de presente e pretendo guarda-lo por muitos anos. Veremos.

    Em relacao ao villa francione se parecer com um chablis, que tipo de chablis voce tem tomado?

    Saludos!

    ResponderExcluir
  4. João, infelizmente não tenho tomado Chablis com frequência, devido ao alto custo deste vinho em nosso país. Minha experiência com Chablis se resume à meia dúzia de garrafas compradas por mim e degustações em feiras e eventos. Realmente, o Vila Francione Lote 1, que foi o único que bebi, me agradou muito e posso compará-lo sim à um Petit Chablis. O problema é que os consumidores brasileiros não dão valor aos vinhos nacionais. Uma pena, porquê os nossos vinhos melhoraram muito mesmo e disputam de igual para igual com os estrangeiros, desde que o consumidor saiba escolher. A safra de 2012 está ótima e temos grandes opções de chardonnays brazucas no mercado, não havendo necessidade de gastarmos uma fortuna com franceses e italianos. Abraços!

    ResponderExcluir