O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






quinta-feira, 3 de março de 2011

Série Vinhos para o dia-a-dia: Montepulciano D'Abruzzo Montevento 2008

Vinhos ditos para o dia-a-dia são aqueles vinhos que, apesar de mais simples, têm que preencher certos requisitos: serem gastronômicos, oferecerem um mínimo de qualidade e prazer gustativo e principalmente serem BARATOS ! Mas, o quanto seria este BARATO ? Estipulei um valor máximo de R$ 40,00. Explico: acima deste valor, torna-se inviável para mortais, como eu, consumir vinhos diariamente e se o valor máximo fosse de R$30,00, o nosso leque de opções dimnuiria bastante, visto a grande quantidade de bons vinhos entre R$ 30,00 e R$ 40,00. De cara, já colocarei uma listinha de bons vinhos para o dia-a-dia, os quais fazem presença constante em minha adega: Periquita (R$23,00), Álamos Malbec (R$30,00), Casillero Syrah (R$ 28,00), Palo Alto (R28,00), Clos de Toribas Tempranillo (R$ 29,00), Urban Merlot/CS/Carignan (R$37,00), Porta da Ravessa (R$ 20,00) e outros que não me lembro. O vinho de hoje é um italiano trazido pela minha cunhada do Free Shop de Washington. O leitor deve estar perguntando: porquê então dia-a-dia? Porquê custou US$ 7,00 !!! Vinho simples, mas bastante gostoso e gastronômico, tem coloração rubi bem jovial, lágrimas médias (13%), aromas de morango e framboesa, lembrando em alguns momentos um Pinot Noir menor. Refrescante, carimbado por uma gostosa acidez, é fácil de beber e encara várias opções de pratos, desde sopas até carnes grelhadas, passando pela tradicional pasta ao molho vermelho. Vinho para ser bebido jovem e sem firula. Entra para a galeria dos vinhos para o dia-a-dia, se é que vai se encontratr este vinho aqui no Brasil! Nota: 86 pontos.

Um comentário:

  1. Ótima seleção!

    Outro dia mesmo fui ao mercado(Sonda) e devido aos preços salgados dos espumantes, fui de Porta da Ravessa mesmo! Casillero, gosto muito também! 30-40 pilas é uma faixa de preço muito interessante com vinhos de boa qualidade, apesar que ultimamente estou querendo trocar dois de 30/40 por um de 80 de maior expressão!

    Abraços,

    Raphael Baruki.

    ResponderExcluir