O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Domaine Taupenot Merme Bourgogne Passetoutgrain 2008

Um corte muito interessante de 50% Pinot noir e 50% Gamay! Originário da Borgonha, este vinho não passa por madeira e mantém toda característica frutada das cepas que o compõe. Leve, solto e elegante, o vinho surpreende pelo frescor e pelo bom corpo. Tem complexidade média e é muito correto, com pouquíssimas arestas. Coloração rubi translúcida, com muito brilho e discretas lágrimas. Aromas frutados e leves, remetendo à amoras frescas, morangos e cerejas, nada se escondendo. Na boca, mostra uma boa acidez, taninos discretos e um bom corpo, com um final muito agradável. Belo exemplo de tinto leve da Borgonha, sem custar caro. Harmonizei com um tagliarim com camarões rosa e ficou ótimo! Nota: 90 pontos. Preço: R$ 48,00. Avaliação custo-benefício ****.

3 comentários:

  1. Olá Emílio,

    Onde encontrou?

    Grato,

    Raphael Baruki.

    ResponderExcluir
  2. Olá Baruki! Este vinho está à venda na www.chezfrance.com.br e realmente tem este custo. Mas, veja bem, é um vinho que preza pela elegância e delicadeza, bem diferente dos potentes argentinos, chilenos e espanhóis costumeiros. Não tem nada de especial, mas tem uma tipicidade muito grande e é muito correto. Dei uma boa nota, porquê é muito difícil encontrar um bom Borgonha tinto com Pinot noir nesta faixa de preço. É vinho para quem gosta de Pinot e Gamay delicado. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Emílio!

    Apesar do meu blog estar recheado dos tradicionais e potentes chilenos e afins... estou tentando focar mais nos vinhos elegantes e que por sinal são mais do meu gosto, mas está difícil depois da viagem pro Chile e pra Argentina, que aliás foi interessante para saturar um pouco. Uma pena não poder ir tão cedo para a Europa rs.

    Estou até seriamente pensando em cancelar a assinatura do ClubeW que ultimamente anda trazendo alguns vinhos medianos e que por R$ 200,00 que seria equivalente a 2 meses de clube daria pra adquirir um Borgonha (meu favorito) de custo benefício mediano ou até mesmo 4 desse rótulo!

    Excelente postagem e muito obrigado pelo comentário.

    Grande Abraço!
    Raphael Baruki.

    ResponderExcluir