O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Valmarino Cabernet franc X 2005

Já postei sobre este vinho há 1 ano e fiquei encantado com sua qualidade naquela época. Esta segunda garrafa ficou descansando em minha adega climatizada desde então e agora resolvi beber. Foi ótimo este intervalo de 1 ano entre as duas garrafas, pois pude observar bem sua evolução. Na época da primeira degustação, lembro-me de ter dito que este vinho aguentaria mais uns 2 ou 3 anos em seu apogeu. Acho que me enganei. O vinho está muito bom, redondo e macio. Seus taninos estão polidos e seu corpo continua denso, mas já aparecem notas balsâmicas e a acidez começa à dar adeus. Ainda está ótimo para acompanhar queijos fortes e pão ao forno de lenha, mas perdeu sua vocação gastronômica para pratos mais delicados. Quem ainda tiver uma garrafa deste vinho, abra em no máximo, 1 ano ou se possível, em 6 meses. Mesmo assim, considero um feito um vinho nacional chegar à 8 anos de evolução, algo impensável 10 anos atrás. Agora, vamos ver como está o Valmarino cabernet franc XIII 2008, ainda descansando em minha adega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário