É interessante como nestes bota-foras, existem alguns vinhos não muito aclamados pelo público, que tem uma qualidade muito acima da média e são vendidos por metade do preço e mesmo assim, as importadoras têm dificuldade de esgotar o estoque. Talvez isto se deva ao fato destes vinhos não serem tão badalados ou receberem altas notas da crítica. Ora, já comentei aqui e essumo o posto de crítico ferronho destes "formadores de opinião", que muitas vezes enaltecem vinhos medíocres e desencorajam a compra de ótimos vinhos, através de suas notas avassaladoras. Este Alfaraz reserva 2005 está uma delícia: elegante, raçudo, evoluído e honesto! Um vinho de personalidade, que nada lembra outros exemplares regionais alentejanos vendidos aos montes em redes de supermercado. Elaborado à partir de Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon e Trincadeira, passa 12 meses em barricas de carvalho. Coloração rubi, tendendo ao granada, com bordas levemente alaranjadas, médio halo aquoso, muita limpidez e lágrimas bem comportadas. Aromas predominantes de especiarias, sobretudo a pimenta preta. Muita fruta vermelha bem suave no nariz e uma madeira perfeitamente encorpada ao conjunto. Na boca, uma acidez cativante com taninos ainda para amaçiar, enchem o pálato e terminam com um agradável final. Vinho muito bom e em grande momento. Acho que aguenta mais 2 anos em garrafa, portanto pode aproveitar a promoção e comprar duas garrafas. Custa R$ 110,00, mas no bota-fora da Grand-Cru, paguei R$ 55,00, justíssimo pela qualidade do vinho. Tem grande apelo gastronômico e vai agradar em cheio aos gourmets. Nota: 91 pontos. Vale o relato do belo rótulo, um dos mais bonitos que já ví.
Um blog de um enófilo apaixonado pelo vinho, onde não existe relacionamento comercial com NENHUMA importadora, distribuidora ou qualquer empresa que comercializa vinhos, portanto totalmente livre para opinar, criticar positiva ou negativamente. Não tenho curso ou qualquer documento que demonstre minha técnica, apenas meus sentidos e minha honestidade. "Sigam-me os bons!"
O mundo em uma taças
Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que
viajarei pelo mundo através de seus goles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigada Emílio pelo amavél comentário e avaliação do vinho, de facto infelizmente as coisas com a GrandCru não correram como esperado e tivemos de arranjar novo parceiro no Brasil. Vou estar no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte a partir de 14 Março e seria um prazer conhecer um apreciador do nosso Alfaraz Reserva.
ResponderExcluirSe quiser, envie-me um email para sofiauva@mingorra.com e lhe digo onde vamos fazer as provas e eventos, que desde já está convidado! Obrigada Sofia (a produtora do vinho)