O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Herdade de Mingorra Alfaraz Reserva 2005

É interessante como nestes bota-foras, existem alguns vinhos não muito aclamados pelo público, que tem uma qualidade muito acima da média e são vendidos por metade do preço e mesmo assim, as importadoras têm dificuldade de esgotar o estoque. Talvez isto se deva ao fato destes vinhos não serem tão badalados ou receberem altas notas da crítica. Ora, já comentei aqui e essumo o posto de crítico ferronho destes "formadores de opinião", que muitas vezes enaltecem vinhos medíocres e desencorajam a compra de ótimos vinhos, através de suas notas avassaladoras. Este Alfaraz reserva 2005 está uma delícia: elegante, raçudo, evoluído e honesto! Um vinho de personalidade, que nada lembra outros exemplares regionais alentejanos vendidos aos montes em redes de supermercado. Elaborado à partir de Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon e Trincadeira, passa 12 meses em barricas de carvalho. Coloração rubi, tendendo ao granada, com bordas levemente alaranjadas, médio halo aquoso, muita limpidez e lágrimas bem comportadas. Aromas predominantes de especiarias, sobretudo a pimenta preta. Muita fruta vermelha bem suave no nariz e uma madeira perfeitamente encorpada ao conjunto. Na boca, uma acidez cativante com taninos ainda para amaçiar, enchem o pálato e terminam com um agradável final. Vinho muito bom e em grande momento. Acho que aguenta mais 2 anos em garrafa, portanto pode aproveitar a promoção e comprar duas garrafas. Custa R$ 110,00, mas no bota-fora da Grand-Cru, paguei R$ 55,00, justíssimo pela qualidade do vinho. Tem grande apelo gastronômico e vai agradar em cheio aos gourmets. Nota: 91 pontos. Vale o relato do belo rótulo, um dos mais bonitos que já ví.

Um comentário:

  1. Obrigada Emílio pelo amavél comentário e avaliação do vinho, de facto infelizmente as coisas com a GrandCru não correram como esperado e tivemos de arranjar novo parceiro no Brasil. Vou estar no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte a partir de 14 Março e seria um prazer conhecer um apreciador do nosso Alfaraz Reserva.
    Se quiser, envie-me um email para sofiauva@mingorra.com e lhe digo onde vamos fazer as provas e eventos, que desde já está convidado! Obrigada Sofia (a produtora do vinho)

    ResponderExcluir