O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Barolo Beni di Batasiolo 2005

Assim como o dia, nada como um vinho após o outro e em mais uma experiência, eis que tenho algo para aprender. Como já disse aqui antes, aprendemos com todas as experiências, mas realmente ficamos marcados com os desastres. Algum tempo atrás, abri uma garrafa de Barolo, o Beni di Batasiolo 2005, adquirido no Free Shop de São Paulo e comentei sobre a improvável longevidade dos Barolos e da questionável qualidade desta marca, devido a não tão agradável experiência que tive ao bebê-lo. Mas agora, abrindo uma segunda garrafa deste mesmo vinho, tudo ficou cristalino e a lucidez pediu passagem permitindo que a razão superasse a emoção. O vinho é ÓTIMO! O problema foi que a primeira garrafa deve ter tido um armazenamento e manipulação inadequados, o que comprometeu a qualidade do vinho. Vamos à segunda garrafa, experiência bem sucedida: vinho de coloração rubi brilhante com leve toque alaranjado, lágrimas grossas e corpo perfeito. Aromas explodindo ameixas pretas, especiarias, alcatrão e tantos mais. Acidez impressionante, macio, incrivelmente gastronômico, podendo acompanhar vários tipos de pratos. Deixou um gostinho de queiro-mais ao final da garrafa. Como disse, aprendi muito com certas experiências e agora já sei que devo tomar muito cuidado com vinhos de Free Shop, principalmente de safras mais antigas. Preço: R$ 120,00 (Pão de Açucar), US$ 50,00 (Free Shop). Nota: 93 pontos. Vale cada centavo. Viva o Barolo!

2 comentários:

  1. Boa tarde !
    Comprei esse vinho ontem no Free Shopping e vim ao Google para obter mais informações e gostei muito do seu sincero blog.
    Além de parabeniza-lo, mas também para não incorrer num erro grave que condene a minha unica garrafinha de Barolo, como devo prepara-lo para bebe-lo ? Qual temperatura e se devo decantar, por quanto tempo ? Desde já, muito obrigado !
    Nabor.

    ResponderExcluir
  2. Nabor, o Barolo e um vinho intrigante porque tem uma potência aliada com elegância e finesse. Este batasiolo e um Barolo menor, mas mesmo assim e muito agradável. desfrute-o em 17graus, acompanhado por um belo filet-mignon em molho levemente apimentado. Abraços !

    ResponderExcluir