Adoro falar sobre vinhos, é este o motivo da existência do meu blog, mas este vinhozinho aqui... hummm! Então, hoje vou abrir espaço para falar de outro assunto que gosto, a Fórmula 1; já gostei mais! Este ano de 2011 é um marco na história da Fórmula 1, porquê talvez (não tenho a estatística correta), pela primeira vez, estão correndo juntos, na mesma temporada, cinco campeões mundiais: Shumacher (7 vezes), Alonso (2 vezes), Hamilton, Button e Vetel (1 vez cada). São 12 títulos mundiais em pista, além do recordista mundial de participações em GPs Rubens Barrichelo. Além disso, a Fórmula 1 se expandiu para quase todos os cantos do mundo: Europa, Américas, Ásia e Oceania, faltando apenas 1 prova na África. Então, temos tudo para ter fortes emoções nas pistas, correto? Errado, tudo o que vemos são pilotos largando em primeiro e terminando em primeiro, ultrapassagens nos boxes, tentativas inúteis de ultrapassagem, ridículos jogos de equipe e um cavalheirismo exagerado dentro das pistas. O grande culpado disso tudo é o famoso "dim-dim"! É o dinheiro que compra os pilotos e os obrigam à seder ultrapassagens, é o dinheiro que leva à construção de circuitos ultra-modernos e lindos, com ótima visão para o público presente, mas que os torna extremamente travados e com impossibilidade de ultrapassagem, é o dinheiro que coloca figuras como Jean Todd, o rei do jogo de equipes, como um dos manda-chuvas da Fórmula 1 atual. Então, qual seria a solução? Em primeiro lugar, acho que deveríamos ter mais circuitos abertos e longos, com vários pontos de ultrapassagem, grandes retas de 2000 e 1500m, misturadas com trechos de curvas fechadas e sinuosas com subidas e descidas. Para isto, o circuito deveria ter uns 8 Km de extenção e aí diriam: nossa, mas assim acabaria com a troca de ultrapassagens com os retardatalhos. Mas que disputa o quê? Hoje, os retardatalhos são obrigados à sederem ultrapassagem, senão são punidos! Acabou aquele romantismo, em que o companheiro ajudava o outro da mesma equipe segurando seu rival um tempo atrás, dificultando a ultrapassagem. Acabou as grandes disputas de posições porquê os pilotos não podem trocar a linha de pista mais de uma vez. Tudo isto em prol da segurança dos pilotos! Eu acho que a segurança tem que estar nas pistas, com grandes áreas de escape e tudo o mais. Os pilotos ganham rios de dinheiro, porque a profissão é arriscada, então que se arrisquem nas ultrapassagens! No mais, lamentamos o péssimo momento de 3 nações tradicionalíssimas na Fórmula 1: Brasil, Itália e França. Para nós, chega à ser uma tragédia, porquê contamos com nosso (competente) quase ex-piloto Rubens Barrichelo e o sonhador Felipe Massa. Rubinho marcou história na Fórmula 1 e já gravou seu nome por toda eternidade, mesmo não tendo sido campeão. Foi muito competente, teve um ótimo início nas categorias de base, é bom caráter, mas errou quando aceitou o convite para ser companheiro de Shumacher na Ferrari. Não errou financeiramente, mas alí decretou o fim de sua carreira competitiva, devido às diversas humilhações à que foi submetido durante seu convívio com o ultra-campeão Shumacher. Ganhou status de eterno segundo piloto e mesmo quando parecia que ia dar, algo (do além) o atrapalhava. Assim foi e assim sempre será. Obrigado por tudo, Rubinho. Já Massa, sempre fez pose de campeão e até chegou à enganar algumas vezes, nos fazendo acreditar que seria possível, mas infelizmente foi tudo mentira. Ele, Massa, poderia ter sido campeão do mundo, não fosse aquela inusitada ultrapassagem de Hamilton sobre Glock, na última curva de Interlagos, um capricho maldoso da natureza, mas que privilegiou o mais bem dotado, aquele que realmente merecia o status de campeão: Hamilton. Sim, porquê Hamilton jamais daria ultrapassagem para Alonso por mando de equipe. Se Shumacher ganhou o apelido de Dick Vigarista, não por ser bandido, mas por sua enorme vantagem de vencer, acho que Felipe Massa deveria ganhar o apelido de Penélope Charmosa, por sua enorme vocação em ser "bonzinho"! Massa jamais será campeão, porquê falta à ele algo que diferencia os campeões dos apenas bons pilotos: fibra e vontade de vencer, custe o que custar! Sobre o vinho: Merlot francês de baixa qualidade, não merecedor de comentários. Fuja do mico. Nota 83 pontos. Preço: não vale R$ 20,00.
Um blog de um enófilo apaixonado pelo vinho, onde não existe relacionamento comercial com NENHUMA importadora, distribuidora ou qualquer empresa que comercializa vinhos, portanto totalmente livre para opinar, criticar positiva ou negativamente. Não tenho curso ou qualquer documento que demonstre minha técnica, apenas meus sentidos e minha honestidade. "Sigam-me os bons!"
O mundo em uma taças
Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que
viajarei pelo mundo através de seus goles.
Já postei tambem sobre esse vinho.
ResponderExcluirÉ uma bela porcaria.
Abs