O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






quinta-feira, 28 de abril de 2011

Expovinis 2011: Um breve relato de um dia de sonhos

Foi a minha primeira participação na Expovinis e com certeza não vai ser a última. Consegui dois convites VIP na promoção das melhores frases e fui de ônibus do interior de São Paulo para o Expo Center Norte. Cheguei em cima da pinta, às 13:00 h e por lá permaneci me deliciando com vinhos e azeites até às 19:00 h. Posso dizer com toda certeza que 6 horas é pouco para ver tudo o que a feira tem para oferecer, mas aproveitei cada minuto desta oportunidade única e inesquecível. Não tem como eu descrever tudo o que fiz, mas vamos à alguns destaques. Da Europa, a consistência de sempre: bons amarones, toscanos, borgonhas e Loire. Do Chile, o encanto ficou com os vinhos da Perez Cruz, todos muito parecidos e que dizem muito do lugar, o Maipo aos pés da Cordileira. Dos vinhos da Perez Cruz, o meu preferido foi o Cot, um corte muito original, com boa participação da Malbec. Também do Chile, um ótimo custo-benefício, o Chocalan Cabernet Franc. Dos hermanos, nenhuma novidade e sim a constatação da Malbec. Da Terrinha, os bons e confiáveis portugueses de sempre. Falando dos brazucas, a grande surpresa ficou com os vinhos da Serra catarinense, muito elegantes e originais, com destaque para o excelente Inominale lote 3, da Villagio Grande. O Chardonnay lote 2, da Villa Francioni está ótimo! Me surpreendi com a Dezem, de Toledo no Paraná, com bons vinhos, principalmente seu Merlot. O destaque negativo foi a Miolo, que ficou com frescuro e não colocou o Sesmarias para degustação do público. Será que eles acham que são os bam-bam-bam da parada e que nós não somos dignos de provar seu néctar sagrado. É ridículo, porque provei chilenos, toscanos e borgonhas mais caros e com certeza bem melhores. Na falta do Sesmarias, fui de RAR Pinot Noir: vinho sem tipicidade e ainda engatinhando. Entre os azeites, destaque para estupendos italianos e alguns ótimos argentinos de La Rioja. Bem, como eu afirmei no começo, vou ser breve e ficar por aqui. Nos próximos posts, levo até vocês fotos e alguns pormenores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário