O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






segunda-feira, 14 de maio de 2012

Quinta da Fronteira reserva 2008

Semana passada, comentei e elogiei o fronteira reserva 2006, para mim, um ótimo custo-benefício. Hoje, trago o Fronteira reserva 2008, um vinho de outro nível, com maiores ambições. Elaborado no Douro à partir de 50% Touriga nacional, 25% Touriga franca e 25% Tinta roriz, com estágio de 18 meses em carvalho francês. Como se vê, duas particularidades que o distingue do fronteira simples: o tempo bem maior em contato com madeira e a safra bem mais recente. Pois bem, isto se fez sentir no nariz e no pálato: o fronteira simples é mais simples, mas está mais pronto para o consumo. Este fronteira reserva é um belo vinho, mas precisa de alguns anos de garrafa para expor todo seu potencial. É extremamente rico, equilibrado e complexo, mas se prende em alguns momentos. O visual, com vermelho púrpura, discreto halo aquoso e bordas violáceas revelam que o vinho ainda está jovem. Os aromas são muito balanceados, apesar do vinho estar um pouco fechado. Predomínio de frutas vermelhas, com madeira ainda aparente, mas correta, grande presença de flores e especiarias. O grande barato deste vinho é que ele muda à todo momento e talvez tenha sido isso o que encantou o pessoal da Wine & Spirits, que conferiu nada menos que 95 pontos à este vinho, um pouco exagerado, na minha opinião (Jay Miller fazendo escola?). Acidez muito correta, taninos ainda por serem domados, final longo, retrogosto doce, vinho amável. Paguei R$ 53,90 em condições especiais, mas o valor correto é R$ 115,00. Nota: 91+ pontos. Avaliação custo-benefício: ***.

Um comentário:

  1. Emilio, so estou visitando [e gostando]do seu blog. Li seu comentario no meu blog. Acho que estamos filosoficamente bem alinhados:

    Independencia editorial, sem rabo preso, liberdade para comentar, ouvir e interagir. Nao tenho nada contra quem ganha dinheiro com blog, mas contra os que distorcem uma analise ou um artigo porque estao comprados. E em todos os setores ha isso. Imagino que nos blogs de sapato, bolas de tenis, croissants, e ferraduras isso tambem ocorra. Tenham do.

    Nao tenho a ousadia de ser um mestre do universo em relacao ao que escrevo (que idiota seria eu), mas a intencao realmente he tentar aprender mais ao comentar/pesquisar/compartilhar.

    Coincidentemente tambem tenho um "gosto" similar ao seu, no que tange vinhos. O artigo do Protos roble mostra que voce entende bem do que fala. Viu na hora o diagnostico. E falo isso como importador de uma vinicola que fica ao lado deles... sei bem quanto custa todos os protos.

    Salute dottore.

    ResponderExcluir