O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Meia-garrafa.dia-a-dia.com

Sempre comento com minha esposa e com amigos sobre a necessidade de termos maior disponibilidade de meia-garrafas de vinhos para a compra no mercado. O vinho de meia-garrafa é charmoso, permite um número maior de experiências e tem a quantidade ideal para o dia-a-dia. O problema é que o arsenal de vendas à nossa disposição é bastante restrito e o que existe sempre é mais caro do que a garrafa tradicional de 750 ml, reservando a única exceção aos vinhos de Don Laurindo, os quais meia-garrafa custa exatamente a metade de uma garrafa inteira. Em se tratando de sauvignon blanc, vinho típico de entradas, a necessidade é maior ainda. Fica aqui uma dica aos produtores e vendedores: meia-garrafa de sauvignon blanc, com urgência! Hoje, vou comentar dois vinhos de meia-garrafa para o dia-a-dia: Cousino Macul Don Luís Cabernet sauvignon 2009 e Benjamin Nieto Senetier Malbec 2010. O Don Luís me surpreendeu positivamente já que a primeira experiência que eu tive com ele não foi agradável. Será que foi a safra? Ou pelo fato de estar em meia-garrafa, envelhecendo mais rapidamente? Ou ainda, por eu estar morrendo de vontade de beber Cabernet sauvignon? Bem, o fato é que o vinho é gostoso, tem tipicidade e por R$ 13,99, é barganha! Coloração vermelho violáceo, aromas de cassis com toque mentolado, textura macia, taninos presentes e álcool que incomoda um pouco. A meia-garrafinha foi embora rapidinho... Belíssima opção para o dia-a-dia. Nota 88 pontos. O Malbec argentino comprovou tudo o que eu já sabia; primeiro: coloração violeta, aromas de frutas vermelhas doces e pouca acidez, segundo: não é ruím, mas é monótono e sem complexidade, terceiro: os vinhos baratos argentinos são todos iguais, quarto: eta marzão de rótulos sem expressão dos nossos hermanos, quinto: já não coloco estes vinhos nem para o meu dia-a-dia, sexto: não consegui terminar esta mísera meia-garrafa! Preço: R$ 9,90 (honesto). Nota: 83 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário