Existem vinhos que chegam até nós, envoltos de uma enorme propaganda, principalmente das importadoras que comercializam estes vinhos. É claro que propaganda é a alma do negócio e ninguém vai falar mau do produto de venda, mas exagerar nos elogíos à ponto de querer transformar a Móoca em Manhattan é sim uma falta de respeito ao consumidor final. Aí, essas importadoras se blindam justificando seus comentários em notas (muitas vezes duvidosas) de críticos e revistas (Robert Parker é o campeão de audiência neste quesito). Então, ao comprarmos o vinho, somos tomados por uma grande expectativa, a qual nem sempre se confirma. É o caso deste Merlot chileno, da prestigiada Casa Lapostolle. Coloração violeta escuro e lágrimas finas que borram a taça criam uma boa expectativa, mas o nariz é descepcionante: pouca complexidade, diz apenas frutas vermelhas maduras com baunilha discreta. Na boca, o vinho cresce um pouco, com boa acidez e taninos agradáveis, mas o álcool atrapalha (14%). Final e retrogosto competentes, mas não empolgantes. Sim, por R$ 39,00 eu não poderia esperar um ícone, mas está longe de justificar os imensos elogios da Mistral, a qual o classifica como best buy e "maravilhoso em sua faixa de preço". Como comparação simples, o Carmen reserva, vendido na própria Mistral pelo mesmo valor, tem muito mais qualidade e bem menos badalação da crítica. O Casa Lapostole Merlot é um vinho mediano e não vale o que custa. Nota: 86 pontos. Só para terminar, acho que exemplares brasileiros, como o Salton Volpi Merlot ,o Miolo reserva Merlot e o Don Laurindo Merlot são melhores e custam menos.
Um blog de um enófilo apaixonado pelo vinho, onde não existe relacionamento comercial com NENHUMA importadora, distribuidora ou qualquer empresa que comercializa vinhos, portanto totalmente livre para opinar, criticar positiva ou negativamente. Não tenho curso ou qualquer documento que demonstre minha técnica, apenas meus sentidos e minha honestidade. "Sigam-me os bons!"
O mundo em uma taças
Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que
viajarei pelo mundo através de seus goles.
Concordo e discordo. Acabamos de tomar este vinho e os aromas sao excelentes! Concordo que ele nao é isso tudo que a Mistral fica alardeando, mas esta longe de decepcionar.. É um vinho que vai crescendo e ao final da garrafa esta em seu auge! Tem uma otima acidez mas o alcool realmente é proeminente demais.. Ainda assim é um vinho agradavel para um inicio-fim de tarde, recomendado demais!
ResponderExcluir