O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






terça-feira, 31 de maio de 2011

Altano tinto 2008

Taí mais uma figurinha carimbada de bloggers em todo o Brasil. Bem falado e aclamado como um vinho de bom custo-benefício, enfim veio para a minha taça. Produzido no Douro (Portugal), berço dos grandes e famosos vinhos do Porto, à partir das castas Tinta Roriz (70%) e Touriga Franca (30%). É amadurecido 80% em barricas de carvalho francês e americano usados (não sei por quanto tempo). Não é tarefa fácil encontrar um bom vinho do Douro por um preço baixo, mas este vinho é uma excessão. O Altano Tinto é um vinho correto, sem maiores defeitos ou exageros; tudo está bem certinho, no lugar! Parece aquele rapazinho bonitinho, com roupas engomadinhas, cabelo cortadinho, bem comportadinho. É isso: este vinho é um "Mauricinho"! Coloração rubi com reflexos violáceos, bom brilho, lágrimas médias. Aromas de frutas maduras com especiarias suaves e toque floral, mais para a violeta. Sente-se a madeira muito bem integrada ao conjunto e o álcool é bastante comportado (13%). Na boca, tem bom corpo, acidez correta, taninos macios e final médio com retrogosto agradável. Qual a falha, então? Como todo Mauricinho, este vinho não empolga. É bem feito, difícil de se encontrar arestas, traz de forma fiel as características elegantes do Douro e não custa caro (R$ 39,90). Acho que não tem complexidade para enfrentar um jantar um pouco mais qualificado, sendo mais recomendado para o dia-a-dia, onde vai enfrentar a forte concorrência de vinhos de mesma qualidade com custo mais baixo. Também cabe num almoço com a família, no domingo, devido ser um vinho com boa vocação gastronômica e fácil de beber, tendo grandes chances de agradar à todos. Eu particularmente, gosto de vinhos com um "lado negro" mais extravagante, mas tenho que me render à este bom vinho do Douro. Nota: 88 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário