Enorme surpresa nacional, este vinho destoa completamente dos cabernet sauvignon do Vale dos Vinhedos. Proveniente da Fazenda Guatambú, em Don Pedrito, próximo à Bagé, pertinho do Uruguai, este vinho marca uma possível virada no pensamento de que a cabernet sauvignon não consegue bons resultados no Brasil. Com bastante tipicidade e principalmente muita elegância, esta vinho deixa para trás muitos exemplares famosos aqui do Brasil. A ótima maturidade da uva unida à um curtíssimo estágio em barricas novas francesas (apenas 2 meses), deixou o vinho bastante frutado e elegante. Tudo bem, não tem muita complexidade, mas o seu equilíbrio compensa a conta. Visual belíssimo com um bonito rubi algo translúcido e reflexos rubi. Aromas muito agradáveis de cassis, groselha, especiarias e algo tostado da madeira. Taninos no ponto, acidez corretíssima, bom corpo, um companheiro e tanto para uma bela picanha churrasqueada com pouco sal. No Vale dos Vinhedos, de equilíbrio igual, só conheço o Don Laurindo. Bom vinho, honesto e no ponto para ser bebido. Nota: 90 pontos. Preço: R$ 49,00. Avaliação custo-benefício ***.
Um blog de um enófilo apaixonado pelo vinho, onde não existe relacionamento comercial com NENHUMA importadora, distribuidora ou qualquer empresa que comercializa vinhos, portanto totalmente livre para opinar, criticar positiva ou negativamente. Não tenho curso ou qualquer documento que demonstre minha técnica, apenas meus sentidos e minha honestidade. "Sigam-me os bons!"
O mundo em uma taças
Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que
viajarei pelo mundo através de seus goles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Emílio, comentei esse vinho no blog e realmente é uma grande surpresa. Minhas impressões foram bem parecidas.
ResponderExcluirno último sábado, na Avaliação Nacional de Vinhos, avaliei o CS 2012 da Guatambu como o melhor tinto do painel. Degustação às cegas.
abraço!
Gil Mesquita
www.vinhoparatodos.com
Gil, temos muito à descobrir sobre os vinhos nacionais. Experimente os ótimos Santa Augusta Chardonnay, Villagio Grando Inominabille, Valmarino Cabernet Franc X e Larentis Ancellota. Cada um ao seu estilo, oferecem boa relação qualidade-preço. Não são os melhores vinhos do Brasil, mas estão entre os melhores na faixa abaixo de R$ 50,00. Vou à Bento Gonçalves e redondezas no final do ano e tentarei descobrir algumas preciosidades. Abraços!
ResponderExcluir