O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Vinhos ruíns: devemos criticá-los?

Olá, amigos enoblogs! Hoje, coloco em pauta mais um tema controverso em meu blog e gostaria da opiniâo de vocês. De tempos para cá, iniciou-se uma verdadeira guerra entre blogs com propaganda e blogs independentes, livres de qualquer propaganda. O que vimos neste últimos meses foram ataques de ambos os lados, com os blogs independentes questionando a veracidade dos comentários dos blogs patrocinados e os blogs patrocinados revidando, alegando que possuem mais "ibope" que os "bloguinhos" independentes e que não fazem críticas aos vinhos ruíns, simplesmente porquê não querem perder tempo com estes vinhos. Ok, o quê penso eu? Acho que esta guerra é uma bobagem e que o caminho é a união entre os blogs e não os ataques. Fiquem tranquilos, não vou dar uma de político e ficar em cima do muro! Em relação aos blogs patrocinados, não vejo problema nenhum em receberem um benefício para divulgação de um produto. Quero deixar bem claro à todos que o meu blog não tem propaganda, porquê foi uma opção minha, visto que já recebi algumas propostas em dinheiro e garrafas de vinho para simplesmente fazer bons comentários. Optei por não aceitar tal "propina", porquê o meu blog é uma diversão pessoal, que faz parte do meu lazer. Além disso, não sou profissional da área para assumir tal responsabilidade e tão pouco cara-de-pau para elogiar um vinho razoável em troca de propina. Mas, voltando ao assunto principal, acho que os blogs patrocinados têm que tomar uma conduta mais ativa, deixando de apenas fazer bons comentários aos bons vinhos. A crítica é uma arma poderosa, se não for ofensiva e for construtiva! Se o vinho é ruím ou não vale o que custa, tem que ser criticado sim!!!! Pois, se isso não for feito, como teremos parâmetro para avaliação? Vale lembrar que a omissão é muito mais grave do que uma crítica. Ora, se tal blog só comenta vinhos bons, onde estão os ruíns? Aí sim, gera suspeitas de charlatanismo. Pessoal, é simples: se o vinho é bom e vale o quanto custa, falemos bem dele, pois todos se darão bem com isto, mas se o vinho não é bom ou não vale o quanto custa, falemos a verdade, coloquemos nossas impressões, pois é com esta crítica que melhorias ocorrerão e menos trouxas seremos. Agora, omitir comentários ruíns para não "queimar o filme" com a importadora e dizer que não perde tempo com vinhos ruíns é quase que ofender a inteligência humana do pobre do leitor. Não vou citar nomes por questão de ética, mas gostaria de dizer que existem muitos ótimos blogs que eu acompanho e que tomam esta conduta omissa, o que é uma pena, porquê são escritos por pessoas de alto nível cultural e que possuem grande conhecimento na área. Estes blogs poderiam estar prestando um serviço muito melhor do que já os fazem! Caros amigos, não fiquem chateados com estes comentários, pois apenas estou expressando minha sincera opinião. Que isto sirva para melhorar o nosso universo enblogs. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário