O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






domingo, 22 de maio de 2011

Restaurantes: pagar rolha ou vinho? Resposta à um comentário feito, explicitamente aberta à quem quiser ler!

Meus amigos enófilos e blogueiros, hoje uso o meu blog, o qual é destinado ao comentário de vinhos, infelizmente pela segunda vez, ao manifesto de uma indignação. Moramos em um país onde se pratica uma república democrática, ou seja, o cidadão tem o direito de manifestar sua opinião ou crítica, desde que esta não seja imoral ou ofensiva. Em 18/02/2011, postei um comentário sobre o preço abusivo cobrado por vinhos em restaurante e recebi alguns comentários sobre o post, todos apoiando a idéia de baratear o custo do vinho, que já é alto, objetivando o aumento do consumo. Ou seja, lucro para o vendedor e para o consumidor. Em 20/05 2011, recebo o seguinte comentário, o qual vai ser descrito na íntegra, sem reveleção do nome de quem o publicou:
"Muito bom, bom mesmo. Sugiro mais: vamos levar a comida também! A gente cozinha em casa um prato bem melhor do que o que eles vendem, bota num marmitex, chega no restaurante, senta, pede pratos, talheres, guardanapos, etc e ainda pede pro garçom servir a gente. Ah, e se a comida esfriar, a gente pede pro chef dar uma esquentadinha. Vamos lançar essa campanha que vai ser jóia. Dane-se que eles tenham investido a fortuna que for, que paguem aluguel, salários, impostos, etc, etc, etc. O cliente tem sempre razão e deve ser tratado como convidado. Se os donos de restaurante não gostarem que fechem, mudem de ramo. Enquanto existir restaurantes nós vamos invadir e aproveitar. É isso aí. E pra quem não gosta de vinho, pode levar a cerveja também... "
Meus amigos, analisem o comentário e tirem suas conclusões. Isto seria uma ironia, escrita por um dono de restaurante? Não sei e não quero ser injusto! O quê vou dizer aqui, em poucas palavras, é o definitivo e quanto mais pedras me atirarem, mais forte estarei em defesa do enófilo consumidor! O vinho vendido em restaurante é um produto com pouquíssimas despesas: é praticamente imperecível (se o ignorante do dono do estabelecimento tiver o mínimo de noção de conservação), não tem prejuízo porquê sempre se cobra mais do que se paga, é mais lucrativo do que vender cerveja, é elegante e aumenta o status do retaurante, convoca um público que tem conhecimento e dinheiro para gastar (mas que também não é bobo!) e aumenta o próprio consumo da comida. O serviço do vinho (garçon) está incluso nos 10% que o restaurante cobra e não no salário dos garçons ( o qual é uma miséria), sendo que alguns estabelecimentos nem pagam estes 10% ao garçon. Dizer que gasta na taça, é piada! A maioria dos restaurantes nem têm taças decentes e quando têm, reclamam que podem quebrar! Para cada 20 taças lavadas, se quebrar uma, o lucro já foi coberto amplamente. Eu bebo vinho todo dia em casa e a média de se quebrar taças é de uma por ano! Portanto, quem não apoia a minha idéia só pode ter titica de galinha na cabeça. Agora, vou respeitar a liberdade de expressão de qualquer pessoa, assim como exijo que respeitem esta minha opinião! Estarei aguardando comentários contra ou à favor. Termino aqui, com vontade de escrever mais, mas me contendo para não rebaixar este blog, que prima pela clareza, sinceridade e elegância.

2 comentários:

  1. Prezado Emílio,
    O comentário que vc descreve só pode ter sido feito por alguém desinformado.
    Temos uma casa onde o vinho é a bebida principal; mantemos em nossa carta uma boa variedade de rótulos do mundo todo, devidamente acomodadas em adegas climatizadas investimos em taças decentes e cobramos um preço honesto; ah quer trazer seu vinho cobramos uma tx simbólica de serviço, mas não cobramos 10% em nenhuma conta e mais nossos funcionários recebem salários dignos.
    Ou seja, é possível sim trabalhar com preços honestos nos pratos e nas bebidas.
    A propósito em nosso site cardápio e carta de vinhos tem os preços.
    Apoio sua indignação.

    Abraços.
    Dalmo
    www.navegantesrestaurante.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Emílio,
    Pela ironia do dono de restaurante que "sugere" levar marmitex e pela educação do Dalmo de Navegantes, talvez a qualidade do restaurante do primeiro seja digna mesmo de se levar quentinha, aliás, talvez nem isso. O ambiente deve ser muito pesado. Um indivíduo mal-educado não deve fazer boa comida nem prestar um bom serviço. Fujamos de lá, frequentemos o Navegantes e outros similares. E parabéns ao Dalmo e a outros semelhantes finos e educados que existem por aí. Os mal-educados logo,logo entrarão em extinção. Vem aí Copa do Mundo, Olimpíadas, não é bom ter esse tipo de gente grosseira "fazendo a imagem" do Brasil para os visitantes.
    abs
    Antonio Matoso
    Brasilia-DF

    ResponderExcluir