O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tenuta Sant' Antonio Monti Garbi Ripasso 2008

A primeira vez que bebi um vinho de ripasso, eu simplesmente não sabia o que estava bebendo, mas gostei daquele "docinho na boca". Após esta experiência na infância da minha aventura enológica, nunca mais bebi um vinho de ripasso. Hoje, já com um conhecimento bem mais elevado do mundo vinícola, me dou este prazer, e que prazer. O vinho de ripasso é produzido na região do Vêneto, com as mesmas uvas do Valpolicella, só que durante o processo de vinificação, ele passa um período em contato com as borras do Amarone, o qual é um vinho produzido à partir de uvas passificadas. Daí seu gosto docinho, daí ser um vinho fácil de beber. Mas não se engane, tem 14% de graduação alcoólica, imperceptível na boca (perigooooso...). Belíssima coloração rubi claro bem brilhante, muito parecido com aquelas bolinhas de árvore de natal (foi isso que veio à minha cabeça). O visual alegre chama o nariz para a taça: framboesa e amoras, canela, especiarias, nada muito complicado, mas com muita aromaticidade. Na boca, vem o "docinho", taninos muito bem polidos, maciez e uma acidez que o torna bem gastronômico. Final curto que não atrapalha. Nada enjoativo, é muito fácil de matar a garrafa inteira! Vinho que me traz boas lembranças, desta vez me trouxe muitos prazeres e deixará também muitas saudades. Vale a investida, está no clube w deste mês. Nota: 90 pontos.

Um comentário:

  1. Estou, neste momento, deliciando esse vinho. Realmente é um vinho sem complexidade, mas muito saboroso, agradável e vai muito bem com o grana padano. Boa noitea

    ResponderExcluir