O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Clos del Mas Priorat 2008

Qualquer pessoa que inicia no mundo dos vinhos, começa com vinhos populares de custo mais baixo, depois vai subindo degraus e apurando seu olfato e paladar, chegando ao ponto de procurar sempre pelo melhor custo-benefício para aquela ocasião. Mas, é sempre interessante como cada indivíduo passa à ter opinião própria e eu considero isto de fundamental importância para chegar naquilo que todos esperam: beber vinho sem dor na conciência por ter sido enganado. Dentro desta filosofia, acabamos por eleger alguns vinhos preferidos, nem sempre os melhores, mas sempre os mais justos. Após alguns anos bebendo vinho, também criei minha listinha de vinhos: sauvignon blanc de San Antonio, chardonnay de Chablis, cabernet sauvignon do Maipo, syrah do Limarí, malbec de Lujan de Cuyo, blend toscanês, etc. E, com certeza, os vinhos do Priorato entram nesta lista. Por mais simples que sejam, são muito gostosos, ou pelo menos, agradam muito o meu paladar. Os vinhos do Priorato são muito caros, então partimos para seus exemplares mais modestos, como o Menut (já descrito aqui) e este clos del Mas, da vinícola Pinord (um celeiro de best-buys). Importado pelo grupo Pão-de-açucar, paguei R$ 58,00 em condições especiais e valeu cada centavo. Belíssimo visual vermelho rubi com muita limpidez e reflexos rubi. Belas lágrimas na taça. aromas não muito complexos, mas muito agradáveis de frutos vermelhos, especiarias doces, cravo, canela, leve pimenta branca e aquele toque característico de ardózia. Muita tipicidade de terroir, sua exclusiva licorella traz muita mineralidade ao vinho e uma acidez cativante. Tem boca macia e boa vocação gastronômica. O final é longo e deixa saudades após o último gole. Belo vinho, não é um ícone, mas agrada em cheio o meu gosto, por isso vai ser bem pontuado. Nota: 92 pontos. Avaliação custo-benefício ****.

Um comentário:

  1. Hoje vi esse vinho por 75 no pão de açucar e acabei ficando na saudade. Concordo com a sua declaração sobre a Pinord (o clos de torribas é barato e excelente). Porém, gostei mais da sua recomendação do menut.

    Desde que eu provei o Xabec de Montsant (da Celler Besllum), eu tenho me interessado por vinhos de Priorat e Montsant, porém nunca tive coragem de sair do Xabec rsrs... Dessa vez eu arrisco.

    Parabéns pelo blog,

    Raphael.

    ResponderExcluir