O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Gimenez Mendez LYM Tannat-Tannat 2006

Trouxe este vinho da Uruguai há cerca de 1 ano e meio, deixei-o descansando na adega desde então. Este sábado, me deu uma forte vontade de beber um bom Tannat e pensei que este 2006 estaria em um bom momento para o consumo. Abri a garrafa e coloquei o vinho na taça, observei, cherei e logo cheguei à uma triste conclusão: tinha acabado de abrir uma criança! Im-pres-si-o-nan-te a força dos taninos desse vinho! É uma verdadeira bomba tânica, que ataca a boca e gruda a língua ao pálato de tal maneira que somente 15 segundos depois volta-se ao normal. Se alguém ainda não sabe o que é tanino ou confunde este com acidez, esta vinho é uma aula de taninos. O visual é inteiramente jovial, sem nenhum traço de evolução. Vermelho violáceo com reflexos azuis, quase intransponível. Aromas muito fechados, que ao primeiro momento revelam frutas negras, quase em compota, com forte tostado nobre, café e couro. Na boca, muita estrutura tânica, acidez controlada, grande corpo, raçudo e com final muito longo. A madeira é nítida, mas não é vulgar e com os anos vai se fundir ao vinho e deixar para trás seus vinte meses de estágio em barricas de carvalho francês. Para beber este vinho hoje, tem que ter decantação obrigatória por pelo menos 1 hora. Foi o quê eu fiz e aí o vinho começou à se mostrar e se tornar menos viril. Este vinho é um blend de Tannat e traduz com maestria todo o potencial desta fantástica uva que, ao meu ver, é a que produz os vinhos mais parecidos com os grandes Barolos. Se alguém tiver uma garrafa em casa, por favor, não abra este vinho agora, porquê vai estar cometendo um infanticídio. Aguarde uns quatro ou cinco anos, apesar de que acho que este vinho tem vida para mais de 10 anos. Nota: 92+ pontos. Preço: em torno de R$ 170,00 (aí seu maior defeito). Avaliação custo-benefício***.

4 comentários:

  1. Olá Emílio,

    Ótima dica de um bom Tannat! Acho que minha próxima aventura enófila será por lá.
    Só restou uma dúvida, esse valor é aqui no Brasil?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é no Brasil! Por lá, não me lembro quanto eu paguei. Só sei dizer que foi menos de um terço deste valor. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meus amigos, vejam a promoção deste rótulo na Compre Vinhos... tá "de graça"! Menos de R$ 60. http://comprevinhos.com/catalogsearch/result/?q=LYM+2006+

    ResponderExcluir