O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Concha & Toro Trio sauvignon blanc 2009

Vou confessar que não sou fã dos vinhos da Concha & Toro, mas esta gigante tem alguns vinhos que me agradam. Por exemplo, gosto dos casilleros syrah e malbec, pelo bom custo-benefício. Acho o terrunyo carmenére um grande vinho e o Don Melchor chega à ser uma lenda. Sinceramente, não conheço os ícones Gravas de Maipo e o Carmin de Peumo, até porquê os preços assustam e muito! A linha Trio, logo acima do casillero, nunca me encantou, mas agora não teve jeito, pois encontrei 3 garrafas sendo vendidas juntas por R$ 72,00! Nunca encontrei esta linha de vinhos tão barato aqui no Brasil (R$ 24,00 a garrafa). Comprei e abri a primeira garrafa: Trio sauvignon blanc, um assemblage de sauvignon blanc, proveniente de 3 terroir diferentes (Casablanca, Rapel e Limarí). O resultado foi um pouco descepcionante, talvez porquê o vinho já esteja em um processo de falência. Sim, apesar de relativamente jovem (2009), a sauvignon blanc perde muito com o tempo, pois perde o que mais encanta: o frescor. O visual é de amarelo-palha, límpido, translúcido, com reflexos verdeais, muito característico da cepa e correto. Os aromas são bem simples e não se escondem, remetendo à frutas cítricas. Na boca, o vinho é correto, tendo acidez média, bom corpo e final curto. Faltou o frescor! Um vinho correto, mas que realmente não encanta. Não tem aquela acidez pungente, nem aquele toque de selvageria que caracterizam os melhores sauvignon blanc do Chile. Quem experimentou o Casa Marin Cipresses, o Ventolera ou o Matetic EQ Coastal irá entender o que estou dizendo. Pelo preço que paguei, a compra foi boa, mas pelo preço normal de mercado, acho que pode ser substituído por algo melhor. Nota: 87 pontos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário