O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Fiquem de olho em Flores da Cunha !

Nesta minha viagem pela Serra gaúcha, dediquei um dia para visitar algumas vinícolas em Flores da Cunha e o que ví me surpreendeu. Já muito conhecida por ser a maior produtora de vinhos do Brasil (grande parte de vinhos de mesa), Flores da Cunha começa à ganhar muito espaço no setor de vinhos finos. Comparando com o Vale dos Vinhedos, eles ainda estão bem atrás, mas caminham à passos largos para fazerem frente em um futuro bem próximo. Vejam minhas impressões:
Vinícola Panizzon: Pega-se uma estradinha até chegarmos em uma das maiores vinícolas do Brasil. Grande produtora de sucos e vinhos de mesa, começa à mostrar suas armas na produção de vinhos finos. A sua bandeira é o preço baixo, muito competitivo. Seus vinhos não têm tanto destaque qualitativo, mas os baixos preços atraem os consumidores. Vejo como destaque o Máximus 2005, seu top de linha por ridículos R$ 28,00. É um vinho complexo, amadurecido e que vale muito mais do que custa.
Vinícola Viapiana: Encantadora vinícola em uma estradinha de terra. Com visual moderno e ótimo atendimento, tem um show-room fantástico para degustações. Vinhos muito corretos e alguns encantadores. O espulmante brut champenoise 192 tem um frescor incrível à apenas R$ 26,00. Possui um belo Marselan e faz boas tentativas com a sauvignon blanc e com um chardonnay barricado. Tem um top feito com uvas passificadas que é novidade no mercado brasileiro. Vinícola audaciosa com ótimas intenções. Deixou saudades.
Vinícola Salvador: Impossível não se ancantar com o senhor Antonio Salvador e sua família. O projeto da vinícola é digno de visita e o Sr. Salvador tem todo o orgulho de mostrar detalhadamente seu sonho realizado. Possui bons vinhos com um preço muito interessante e um top, o já cult Gran Báculo 2005. É o tipo do lugar onde você se sente em casa. Imperdível. Fica bem no centro de Flores da Cunha.
Vinícola Luiz Argenta: Sem dúvida, a mais moderna e bonita vinícola do Brasil. Sua cave de pedra impressiona qualquer enófilo do mundo. Tem vinhos muito corretos e um enólogo de primeira categoria. Pena que o atendimento foi mais frio do que estar na Sibéria. Logo que cheguei, um dos donos nem me deu boa tarde e foi logo entrando. Então apareceu um garoto que me mostrou a vinícola com ares de "que saco!" e não conseguiu esboçar um sorriso durante a apresentação da vivícola e seus vinhos. Me pareceu que o pessoal da Luiz Argenta seleciona seu público para o atendimento. Vinícola linda, bons vinhos e atendimento frio. Faltou calor humano, faltou mostrarem que gostam do que estão fazendo. Uma pena.
Vinícola Venturini: Antes de chegar em Flores da Cunha, pega-se uma estrada de terra e chega-se à uma imponente construção. Uma vinícola moderna, que utiliza uvas principalmente da Campanha gaúcha, para dar origem à vinhos ultra-modernos e muito equilibrados. Todos os seus vinhos são bons e têm ótimo preço. O seu Chardonnay é imbatível na faixa de preço. É de visitação obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário