O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Visitando as vinícolas da Serra gaúcha: um panorama geral.

Neste início de dezembro, estive visitando alguns pontos turísticos do Rio Grande do Sul e como não poderia deixar de ser, o tour passou por inúmeras vinícolas. Nestes próximos dias, estarei detalhando tudo o que encontrei de interessante e merece ser relatado. Hoje, traço um panorama geral do que encontrei por lá e após 9 dias de viagem pude chegar à algumas conclusões:
- O vinho brasileiro melhorou muito! Sim, esta frase já ficou rotineira nos últimos anos, mas nunca foi tão verdade quanto é hoje! A qualidade melhorou muito e não é só exclusividade das grandes vinícolas.
- O vinho brasileiro tem identidade! Não temos uma casta nativa, mas temos um terroir que podemos chamar de nosso. Isto se comprovou nos inúmeros vinhos de qualidade que provei, os quais mantinham uma característica própria semelhante.
- Quanto menor a vinícola, melhor para se visitar!
- Nossos espulmantes continuam imbatíveis no custo-benefício!
- Existe muito mais do que Merlot na Serra Gaúcha! Quem fala que só a Merlot dá bons vinhos no Vale dos Vinhedos, não conhece este local ou está falando bobagem!
- A Chardonnay é a grande casta branca do Vale dos Vinhedos, mas a Malvasia de Cândia, a Peverella e a Moscato Giallo dão origem à bons vinhos, com características singulares.
- Fiquem de olho em castas menos conhecidas como a Lagrein, Teroldego, Marselan, Touriga Nacional, Barbera, Barbera do Piemonte e Gewurstraminer. Daí, saem boas surpresas!
- Fiquem de olho em Flores da Cunha! Cresceu muito em termos de qualidade e o fato é que eles têm quantidade! Não tenho dúvidas que Flores da Cunha vai rivalizar com o Vale dos Vinhedos em um futuro muito próximo.
- Sim, o nosso vinho tem longevidade! Bebi  vários vinhos da safra de 2005 e todos estavam bons e ainda por evoluir.
- Ainda há muito o que explorar. Por exemplo, encontrei uma vinícola de vinhos finos em Canela!
Trago desta viagem inúmeras histórias para contar, muita experiência adquirida, muitas amizades conquistadas e a certeza de que nosso vinho brazuca tem muito espaço em nossa adega, basta apenas conhecê-lo! Volto com outros posts sobre as vinícolas. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário