Muito se falou nos últimos anos, que a cabernet sauvignon não se adaptava ao terroir do Vale dos Vinhedos, devido ser uma cepa de maturação tardia, que muito é prejudicada pelas fortes chuvas e pouco sol na época das colheitas. Salvem as grandes safras, nos anos comuns a cabernet sauvignon não atinge maturidade suficiente e origina vinhos sem graça, com pouca doçura e toques herbáceos exagerados. Mas, este cabernet sauvignon grande reserva da Marco Luigi prova o contrário. É claro que os 20 meses em contato com o carvalho e o posterior afinamento em garrafa possibilitaram a correção de alguns defeitos e deixaram o vinho bastante redondo e fácil de beber. Com bonito visual vermelho rubi intenso e bordas alaranjadas, mancha bastante a taça e derruba grossas lágrimas. Aromas até que bem complexos, com predominância de geléia de frutas maduras, com couro, tabaco, alcatrão e leve herbáceo. Na boca, perde um pouco no volume, mas tem taninos aveludados, acidez correta, boa maciez e final longo. Sim, se percebe ainda a madeira, mas com bela integração ao conjunto. É o tipo de madeira bem aceita pelo paladar. Mas um belo vinho do Vale dos Vinhedos, o que vai mudando completamente minha opinião sobre vinhos nacionais. Nota: 90 pontos. Preço: em torno de R$ 67,00. Avaliação custo-benefício ***.
Um blog de um enófilo apaixonado pelo vinho, onde não existe relacionamento comercial com NENHUMA importadora, distribuidora ou qualquer empresa que comercializa vinhos, portanto totalmente livre para opinar, criticar positiva ou negativamente. Não tenho curso ou qualquer documento que demonstre minha técnica, apenas meus sentidos e minha honestidade. "Sigam-me os bons!"
O mundo em uma taças
Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que
viajarei pelo mundo através de seus goles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro Emilio, tenho provado Cabernet Sauvignons do Brasil (Vale dos Vinhedos) e gostado muito também, embora todos de safras consideradas muito boas (04, 05, 06). A exceção se dá por conta do Suzin Cabernet Sauvignon 07, mas esse de SC.
ResponderExcluirO próximo da fila é um Quinta da Neve Cab. Sauvignon 08, também de SC. O problema é esse clima quente do RJ...
Um abraço.
Felipe.