O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Saint Qvinis tinto 2006 Domaine de Fontlade

A primeira descepção com um vinho da La Cave Jado. Inicia-se com a safra: comprei um 2004 e veio um 2006. Continua com as informações: no site da La Cave Jado encontra-se que o vinho é constituído de 60% Syrah e 40% Grenache, mas no contra-rótulo do próprio vinho encontra-se Syrah, Grenache e Cabernet, sem descrição sobre as proporções de cada casta. Termina na própria degustação: bem inferior ao preço que se paga e em relação aos outros vinhos degustados da La Cave Jado. Vinho produzido na AOC Côteaux Varois, na Provence (vale lembrar que a Provence é famosa pelos vinhos rosés). Coloração vemelho rubi com reflexos rubi, lágrimas sutis, bom corpo. As lágrimas bem finas denunciavam um vinho com pouca graduação alcoólica, mas no nariz o álcool roubou a cena não deixando para ninguém. Consegui sentir apenas framboesas e cerejas frescas, com leve especiaria e toque da madeira, apesar de não saber se passou por madeira, pois não consta no site, nem no contra-rótulo. Na boca, o álcool pegou de novo e atrapalhou a degustação, mas percebe-se uma forte acidez e um bom corpo, talvez o forte deste vinho. No site, diz-se que este vinho é harmonioso, o qeu discordo totalmente, pois foi justamente a falta de harmonia que me desagradou. Tentei decantar o vinho para ver se melhorava, mas não deu certo. Fechei a garrafa com vacuvin e bebi no dia seguinte (alguns vinhos melhoram com esta técnica), mas não adiantou. Pensei então que, talvez em 2 ou 3 anos, o vinho estaria melhor, aí me lembrei de que me enviaram a safra errada e por fim, desisti do vinho. Não se trata de um vinho ruím, mas é apenas razoável, servindo para o dia-a-dia, mas custa R$ 58,00, bem acima da proposta do dia-a-dia e bem próximo da realidade brasileira dos vinhos franceses. Mas, tudo isto não tira o brilho da La Cave Jado, pois foi o primeiro tiro errado de 5 tiros realizados. Nota: 85 pontos.

2 comentários:

  1. Caro Emilio,

    A Cave Jado esta  seguindo com muita atenção e interesse os comentários, sugestões e elogios dos nossos clientes, bloggers e amigos. Nossa vontade é de sempre nos superar em nosso trabalho. Ficamos muito felizes em ler suas numerosas recomendações de nossos vinhos. Porém, nesta postagem, ficamos tristes em ler que o Senhor não ficou nada satisfeito com o Domaine de Fontlade Saint Qvinis tinto 2006. Por erro nosso, entregamos a nova safra 2006 ao invés da antiga 2004, que está acabando. Desta forma, ficaremos felizes em lhe mandar uma garrafa 2004 para corrigir esse equívoco, esperando que esta safra dará pleno prazer ao Senhor. Agradecemos ainda seu interesse pela Cave Jado.

    La cave Jado

    ResponderExcluir
  2. NB: Por informaçao, o Saint Qvinis 2006 é elaborado a base de 50% Syrah, 40% Grenache, 10% Cabernet Sauvignon. Daqui até poca será disponivel no site da cave Jado

    ResponderExcluir