O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






sábado, 22 de outubro de 2011

Kings Ridge Pinot noir 2008

Diz a lenda que a Pinot noir só traz bons resultados quando produzida em sua terra natal, a Borgonha. Esta "lenda" tem suas verdades e mentiras. O ponto verdade é que os melhores vinhos de Pinot noir são realmente da Borgonha! As mentiras são:
1) Todo Pinot noir da Borgonha é bom. Mentira! Já tomei muita porcaria de pinot rotulada desta região.
2) Não tem Pinot noir bom fora da Borgonha. Mentira! Tem muito vinho bom feito no Chile, USA, Nova Zelândia e Africa do Sul.
3) Pinot fora da Borgonha não é Pinot. Mentira! Tem ótimos vinhos que mantém a tipicidade fora da Borgonha.
É neste contexto que venho falar deste bom Pinot noir de Oregon (USA), uma região que está entre as melhores para o plantio desta uva. Coloração típica de Pinot, rubi claro brilhante, lágrimas comportadas. Aromas de amoras, morangos e framboesas frescas, nada muito complexo, mas tudo bem típico. Acidez e frescor presentes, taninos bem discretos, corpo leve, final curto com retrogosto agradável. Sim, é isto: um vinho agradável e fácil de beber. Seco na boca, preserva ótima tipicidade da casta e tem carisma. Não sei quanto custou este vinho, pois foi trazido pela minha sogra dos USA. Parece não ter à venda no Brasil, mas fica aqui o comentário de que no Oregon se produz ótimos Pinot. Para quem quer sair um pouco da monotonia, está aí um palpite. Nota: 89 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário