Aqui jaz a Quinta da Covela. Esta triste notícia se tornou real nos últimos anos devido à desastrada articulação econômica portuguesa, em que uma das vítimas foi a ótima Quinta da Covela, vinícola de pequenas produções orgânicas e sempre de ótima qualidade. Nós consumidores, somos muito afetados nesta história, porquê perdemos a chance de desfrutar destes belos e honestos vinhos da região do Minho, uma sub-região de Vinho Verde, que tem até o direito de engarrafar seus produtos sob a denominação de Vinho Regional do Minho. Este vinho é um corte de Toriga Nacional (majoritária), Cabernet Franc, Merlot e Syrah. Tem muita elegância e é muito bem produzido. Coloração rubi-violáceo com belos reflexos rubi. Discreto halo aquoso e fortes lágrimas. Aromas um pouco fechados no início, mas que após um tempo na taça denotam predominância de especiarias, principalmente o cravo. Bastante floral, também reserva espaço para uma fruta negra muito elegante. Na boca, uma acidez pungente que clama por comida. Taninos fortes, típicos da Touriga Nacional, corpo médio, longa persistência e retrogosto sensacional. Um vinho regional diferenciado! Tem potência e elegância. O álcool é imperceptível (13,5%). Apesar de ser da safra 2005, tem tranquilamente mais 5 anos de vida pela frente, porquê seus taninos e sua acidez ainda estão à tona. Comprei este vinho no sold da Grand Cru e paguei R$ 47,00, honestíssimo. Se eu soubesse da qualidade e da longevidade deste vinho, teria comprado outras 3 garrafas, ainda mais agora, sabendo da extinção desta vinícola. Uma pena! Nota: 90 pontos.
Um blog de um enófilo apaixonado pelo vinho, onde não existe relacionamento comercial com NENHUMA importadora, distribuidora ou qualquer empresa que comercializa vinhos, portanto totalmente livre para opinar, criticar positiva ou negativamente. Não tenho curso ou qualquer documento que demonstre minha técnica, apenas meus sentidos e minha honestidade. "Sigam-me os bons!"
O mundo em uma taças
Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que
viajarei pelo mundo através de seus goles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro Dr. Emilio! Estou muito contente poder lhe informar que o projeto Covela não acabou. Eu e mais dois sócios (um dos quais brasileiro!) tomamos conta da Quinta em Julho e remontamos a equipe vencedora que produziu este vinho que vc experimentou e gostou. Me mande por favor os seus contatos. Assim posso lhe enviar mais uma garrafa ou duas. (tonylisboa@gmail.com)
ResponderExcluirUm abraço. Tony Smith