O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






terça-feira, 4 de outubro de 2011

Robert Parker: Anjo ou demônio?


Nos últimos anos, muito se falou sobre vinhos, uvas, terroir, comércio, preços e tudo o que envolve a bebida de Bacco. Muitas cepas foram citadas, muitos terroirs foram falados, muitos enólogos foram comentados, mas em qualquer lugar que você vá ou seja o quê estiver ligado ao vinho, um nome sempre é mencionado: Robert Parker. Sim, ele não é um grande produtor, também não é um grande enólogo, nem mesmo um consultor, mas sem dúvida é a pessoa mais influente quando se fala "nos finalmente" do vinho: a hora da compra! Idolatrado por uns e odiado por outros, já esteve no céu e recentemente visitou o inferno, mas ninguém pode discutir que ele ainda influencia muuuito as multidões na hora da compra. Mesmo quem critica o Sr. Parker sempre dá aquela verificadinha na nota do "guru americano" antes de comprar uma garrafa desconhecida. E que atire a primeira pedra quem falar que nuuuunca comprou um vinho influenciado por uma nota de Parker, Miller e cia. Eu mesmo já critiquei ferozmente as altas notas dadas por Parker à vinhos argentinos e também já fui e continuo sendo contra à "Parkerização" do vinho, ou seja à padronização do vinho ao gosto de Robert Parker. Mas, vamos analisar friamente o fenômeno Parker:
1) Em relação as altíssimas notas dadas à vinhos argentinos (97,98 pontos): na verdade são realmente todos ótimos vinhos e prefiro acreditar que acertaram na mosca do gosto do guru. É só você não cair nessa de achar que são os melhores vinhos do mundo!
2) Em relação à notas máximas (100 pontos) dadas à vinhos espanhóis: para mim, perfeição não existe! Se um vinho tem 100 pontos, qual nota terá um vinho daqui à alguns anos que seja ainda melhor do que este? E se este vinho de 100 pontos evoluir mais com os anos em garrafa, que nota terá? Aí, aí, aí... Também não caia nessa!
3) Em relação à Parkerização: é só você ter opinião própria e não ter medo de expor esta sua opinião!
Controvérsias e intrigas à parte, é inegável a contribuição de Robert Parker para a enologia moderna:
1) Foi ele o criador desta escala de 1 à 100 que é utilizada para avaliar vinhos e é empregada por diversas revistas e comentaristas do mundo inteiro.
2) Foi ele quem tornou pública estas avaliações e ajudou à popularizar esta bebida tão elitizada em outros tempos.
3) Através de seus comentários e notas, facilitou a compra de muita gente.
4) Desafiou importantes produtores franceses, através de notas baixas, algo que ninguém teve coragem de fazer até então. Também foi processado várias vezes por isso, mas ele é advogado...
5) Teve coragem de dar boas notas à vinhos baratos e vamos ser sinceros, na grande maioria das vezes ele acerta.
Portanto senhores, acho que Parker foi, é e vai continuar sendo uma figura importante para nós, seja por suas boas críticas ou referências, sua simpatia ou arrogância ou mesmo para podermos ter alguém para criticar. Parker é um grande homem porquê tem uma virtude obrigatória aos grandes pensadores e influentes: coragem para dizer o que pensa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário