O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






domingo, 23 de outubro de 2011

Real de Aragon Garnacha Centenária 2007

Continuando o giro pela fúria espanhola, trago hoje o elogiadíssimo Real de Aragon, produzido em Calatayud, à partir de 95 % Garnacha e 5% Miguel de Arco (não me perguntem que uva é essa!). Este vinho recebeu 90 pontos de Parker e também foi muito bem recebido pelos críticos brasileiros. Ao colocar na taça, o prenúncio do que estava por vir: coloração violáceo escuro quase intransponível, sem nenhum traço de evolução ou seja, jovialidade à flor da pele. Aromas facilmente reconhecíveis de geléia de amoras com um toque de cravo. A menta se faz sentir por todos os lados. Sim, é um vinho bem complexo para sua faixa de preço, mas na boca perde um pouco o encanto. A hipermaturidade da fruta aliada à hiperexposição ao carvalho trazem aquilo que chamamos de "bomba de frutas maduras", muito comum nos malbecs argentinos. Vinho de grande corpo, taninos ainda um pouco selvagens e acidez bastante discreta descrevem com bastante honestidade o estilo Parker. O final é médio e paira uma certa dúvida no ar: quanto tempo este vinho aguentaria em garrafa? Será que pode evoluir com o tempo? No momento, digo que é um vinho honesto, mas longe de ser aquela maravilha descrita em blogs. É o que eu sempre digo, amigos leitores: uma coisa é degustar apenas meia-taça de vinho, outra bem diferente é beber a garrafa inteira e depois analisar, como faço em meu blog. Todos os vinhos aqui comentados foram bebidos na íntegra e não tenho vínculo com nenhuma importadora ou restaurante, portanto me sinto muito à vontade para opinar de forma honesta, mesmo não sendo profissional da área. Preço: R$45,00. Nota: 89 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário