Aqui está o badalado super "best buy", que ganhou nada menos que 90 pontos de Robert Parker. Oriundo da região de Toro (Espanha), 100% Tempranillo com videiras de 70 anos de idade. Este vinho causou um estardalhaço aqui no Brasil, devido sua alta pontuação e seu preço baixo (R$35,00), gerando muita curiosidade dos profissionais e curiosos do mundo do vinho. Mas, será que é isso tudo? Minha opinião é não! É um vinho gostoso e muito fácil de beber, mas está longe de merecer 90 pontos, porquê não tem complexidade! Também não é um best buy, porquê encontramos vinhos do mesmo nível ou até melhores e mais complexos, pagando menos. Vamos ao vinho: Coloração rubi violácea sem nenhum traço de evolução. Aromas muito frutados, caracterizados por fruta muito madura, quase em compota e traços de lavanda e violeta. Não encontrei descrição de passagem por madeira, mas percebe-se uma leve baunilha no conjunto. Na boca, textura sedosa, taninos comportados, discretíssima acidez e álcool imperceptível, apesar de seus 14,5%. Final médio e retrogosto discreto. Como se vê, é um vinho com algumas boas qualidades, mas com defeitos evidentes. O ponto forte é a facilidade de beber e o ponto fraco é a falta de acidez e complexidade. Lembra muuuuuuuito o Álamos Malbec, daí talvez a boa vontade um pouco exagerada de Parker, amante da super-maturidade da fruta. Como curiosidade, vale comentar um pouco o rótulo horrível, com desenho de um touro, certamente um sério candidato à um dos mais feios de todos os tempos. Parece um daqueles vinhos vagabundos de supermercado (tipo São Tomé). Que horror! Duvido que este vinho custe mais que 4 euros na Espanha! Todo caso, aqui no Brasil (altos impostos e alta margem de lucro das importadoras) o valor agora reajustado para R$39,00 me parece justo para o que o vinho oferece. Vale a experiência, mas não espere um vinhaço! Nota: 88 pontos.
Um blog de um enófilo apaixonado pelo vinho, onde não existe relacionamento comercial com NENHUMA importadora, distribuidora ou qualquer empresa que comercializa vinhos, portanto totalmente livre para opinar, criticar positiva ou negativamente. Não tenho curso ou qualquer documento que demonstre minha técnica, apenas meus sentidos e minha honestidade. "Sigam-me os bons!"
O mundo em uma taças
Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que
viajarei pelo mundo através de seus goles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho otimo ter esses comentarios sobre os vinhos, porque, realmente, nem sempre 90 RP significa que é bom, principalmente depois do escandalo com o Jay Miller na Espanha.
ResponderExcluir