O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






segunda-feira, 5 de março de 2012

Planeta La Segreta Rosso IGT 2010

Já comentei aqui dois vinhos da vinícola siciliana Planeta: o bom Alastro bianco e o ótimo Cerasuolo di Vitoria. Trago hoje o La Segreta Rosso, um corte de Nero d'Avola(50%) Merlot(25%), Syrah(20%) e Cabernet Franc(5%). A garrafa até que tem um rótulo atraente e o assemblage é bem interessante, pena que fica só na aparência. O vinho é qualquer coisa que você quiser imaginar, mas em nenhum momento lembra qualquer uma das quatro uvas que o compõe. Na minha humilde opinião, lembra muito um daqueles vinhos mais levinhos de Pinot noir; vejam bem, estou me referindo à um Pinot menor, daqueles feitos fora da Borgonha e sem grandes ambições. O visual é aquele violáceo clarinho, bem transparente. Aromas de framboesa e morango são facilmente identificáveis e só! Na boca, corpo leve, quase ralo, acidez presente, poucos taninos e final curto. Juro para vocês, numa degustação às cegas, arriscaria um Pinot noir leve. O vinho não chega à ser ruím, mas deixa muito à desejar, inclusive na vocação gastronômica, onde se limita como acompanhamento  de massas com leves molhos rosés ou vermelhos. Pelo clube wine, custa R$ 41,60, caro pelo que o vinho oferece. Se tem algo de elogiável, é o frescor e a facilidade de beber, mas existem outros vinhos simples com igual qualidade e um custo muito mais baixo. Definitivamente, é carta fora do meu baralho. Nota: 85 pontos.

2 comentários:

  1. Concordo em parte com a sua avaliação, Emílio.
    No meu blog (rodrigoprovazzi@blogspot.com.br) em breve escreverei minhas impressões sobre o vinho.
    Comenta lá também!

    ResponderExcluir
  2. Gosto e Gosto! Um excelente vinho na minha modesta opinião!

    ResponderExcluir