Fiz uma compra de vinhos na Vinhocracia e eis que recebo uma grata surpresa, um Queulat Cabernet sauvignon 2005. Todos nós sabemos que é um vinho bem agradável, representa dignamente o Maipo e tem preço honesto, mas bebê-lo em sua plenitude foi uma experiência neurosensorial cativante. Aí que realmente lamentamos a nossa falta de paciência com alguns vinhos, bebendo-os em sua rústica juventude, privando-nos de sua deliciosa maturidade. Posso garantir para vocês que este vinho ganhou e muito com seus 6 anos de envelhecimento. Seus taninos estão perfeitamente domesticados, seu corpo está perfeitamente integrado à madeira, sua acidez está ainda presente e sua tipicidade se mantém. Uma linda coloração granada com reflexos rubi convoca o nariz à taça. Aromas de um puro-sangue cabernet do Maipo: cassis, frutas vermelhas, especiarias, cedro e herbáceo, tudo em ordem, muito bem balanceado. Na boca, muito equilíbrio! Final médio com retrogosto elegante. Enfrentou um churrasco de picanha e se deu muito bem! Ah, se todo vinho fosse assim... Preço de mercado: em torno de R$ 50,00. Nota: 91 pontos.
Um blog de um enófilo apaixonado pelo vinho, onde não existe relacionamento comercial com NENHUMA importadora, distribuidora ou qualquer empresa que comercializa vinhos, portanto totalmente livre para opinar, criticar positiva ou negativamente. Não tenho curso ou qualquer documento que demonstre minha técnica, apenas meus sentidos e minha honestidade. "Sigam-me os bons!"
O mundo em uma taças
Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que
viajarei pelo mundo através de seus goles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bem colocado, o post!
ResponderExcluirInfelizmente este problema ocorre muito com estes vinhos de faixa intermediária (50-80 reais, por exemplo). Muitos requerem algum tempo de adega (mas não muito), e são comercializados (e consumidos) mui jovens.
Gosto muito da linha Queulat, em geral (especialmente o Syrah). Outro dia provei um CS, e não foi lá uma experiência muito boa, justamente porque ainda estava duro, tânico demais. (E era de uma safra mais recente)
Tentarei achar outro exemplar com um pouco mais de estrada, e provar!
Excelente post, vinho muito agradável, tenho comprado freqüentemente produtos da linha ventisquero. Recentemente comprei um Queulat Cabernet Sauvignon safra 2008 por um preço bem atrativo abaixo de 50 reais na www.lavitavinhos.com.br . O vinho realmente é maravilhoso, recomendo!
ResponderExcluirAbraços