O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






terça-feira, 19 de junho de 2012

Na onda de Gabriela: Vinho de cacau???

Ontem se deu início a mais nova investida da Rede Globo para abocanhar a audiência noturna da televisão brasileira e se for julgar pelo primeiro capítulo, Gabriela vai ser um estrondo de audiência. A refilmagem da novela, baseada em romance de Jorge Amado, começou de maneira impressionante. Com uma direção de arte impecável, belos cenários e atuações magistrais de seus atores, Gabriela tem tudo para ser um marco da televisão brasileira. A história já conhecida da bela Gabriela, na terra dos coronéis do cacau (Ilhéus), já é conhecida, mas encanta toda vez que é contada. O gênio criativo de Jorge Amado encontrou uma bela narrativa cinematográfica nas mãos de Mauro Mendonça Filho, uma revelação. Com muito luxo e sem poupar gastos, a Globo mostra que ainda dá as cartas quando o negócio é novela. Atuações impecáveis de Antonio Fagundes, Marcelo Serrado e José Wilker se unem ao impecável figurino dos coronéis do cacau. Até mesmo Ivete Sangalo surpreende em seu papel. Humberto Martins está perfeito em seu personagem e Juliana Paes faz frente com Sonia Braga no papel central. O primeiro capítulo foi um show e nem mesmo os delizes de cenas de violência e certa nudez tiram o brilho desta, que pode ser a redenção da Globo no meio novelístico. Mas, pesquisando sobre o cacau e os coronéis, olha só o que fui encontrar. Leiam e opinem.

"O vinho é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Em alguns países o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos. A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes.

Existem outros frutos como a maçã ou algumas bagas e o CACAU, que também podem ser fermentados, os "vinhos" resultantes são designados em função do fruto a partir do qual são obtidos e são genericamente conhecidos como vinhos de frutas.

O VINHO DE CACAU da CABRUCA é um produto único no mundo. Ele é produzido a partir da fermentação natural do Mel de CACAU  liquido, colhido do fruto logo após a quebra do cacau. Este líquido é de um teor de açúcar natural tão alto que ele é tradicionalmente consumido sem adição de qualquer adoçante.

A fermentação natural do Mel de Cacau gera um vinho naturalmente adocicado e leve, considerado um vinho ideal para a sobremesa ou como aperitivo. Ao contrário dos licores tradicionais de Cacau, produzidos na época de São João, ele não contém cachaça ou calda de açúcar, apenas o Mel de Cacau fermentado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário