O mundo em uma taças

Dê-me uma taça com um pouco de vinho, que


viajarei pelo mundo através de seus goles.






quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cousino Macul Antiguas Reserva Merlot 2008

Esta é uma das mais antigas vinícolas chilenas e está localizada em uma das áreas mais nobres do Vale do Maipo, então podemos acreditar que, ao bebermos um vinho da Cousino Macul, estamos bebendo o quê há de mais típico e tradicional do Vale do Maipo. Este Merlot reserva estagia em barricas de carvalho e já tem um certo grau de evolução, apesar de que na minha opinião, ainda tem uns 3 ou 4 anos pela frente. O visual é bonito, revelando um rubi granada já com certa borda alaranjada e alguns reflexos cor de tijolo, fazendo lembrar muito um Bordeaux. As lágrimas são densas e lentas revelando seus 14% de álcool. Antes de sentir o vinho no nariz, esperava encontrar frutas vermelhas e o mentol tópico do Maipo, mas foi aí que a surpresa apareceu: as frutas vermelhas estão lá, bem maduras e acompanhadas por uma madeira muito bem integrada e um toque apenas sutil de mentol, porém o que chamou a atenção foi um aroma de pimentão verde e chocolate, que fez me lembrar muito a carmenére chilena. Sabe-se que a carmenére foi descoberta primeiramente no Chile pela Viña Carmen, em meio às plantações de Merlot, sendo muitas vezes confundida com esta. Isto me fez pensar: ora, ainda devem existir outras plantações de carmenére "perdidas" entre as de Merlot, o que transforma o vinho produzido em um blend das duas uvas, só que rotulado como Merlot. Não sei se estou viajando muito nisto, mas quem beber este vinho, vai ter a nítida sensação de estar bebendo um carmenére, e dos bons! Na boca, o vinho apresenta ótimo volume, boa estrutura, taninos macios, carnosidade e boa acidez, terminando com um final razoavelmente longo e agradável. Não é um vinho de arrancar suspiros, mas é um vinho muito bem feito e fácil de agradar. Dá vontade de beber a garrafa inteira. Paguei R$ 34,80 netsa garrafa e vou comprar outras duas. Nota: 90 pontos. Avaliação custo-benefício ****.

5 comentários:

  1. Engraçado as várias versões históricas da redescoberta da Carménère no Chile, já tinha lido ou ouvido que a Viña Carmen era a detentora dessa descoberta.

    Abraços,
    Baruki.

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão Baruki! Desculpe-me pelo erro de digitação, o qual já foi corrigido. Realmente, foi a Viña Carmen quem fez a descoberta da carmenere no Chile. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... não tem de que.

      Excelente custo x benefício mesmo esse vinho!

      Abraço,

      Baruki.

      Excluir
  3. Bom dia Emílio,
    onde encontrar o Antiguas por esse preço?
    Normalmente encontro por R$45,00...

    Abraço,
    Marco.
    mabortolo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu encontro este vinho neste valor no Spani Atacadista. Abraços!

    ResponderExcluir